Novo Presidente da Vale, Gustavo Pimenta, assume com Foco em Segurança e Sustentabilidade

A Vale  anunciou na última segunda-feira (26), a escolha de Gustavo Pimenta como seu próximo presidente, consolidando uma nova era de liderança na gigante da mineração. A decisão, unânime pelo Conselho de Administração, resultou de um rigoroso processo de seleção conduzido por uma empresa de padrão internacional.

Gustavo Pimenta, atualmente Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, assume o cargo em 1º de janeiro de 2025. Seu contrato sucede o de Eduardo Bartolomeo, que deixa a presidência em 31 de dezembro deste ano.

Com mais de 20 anos de experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, Pimenta traz uma sólida bagagem profissional adquirida no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em sua trajetória, o executivo desempenhou papéis de destaque na AES e no Citigroup, além de comandar áreas estratégicas na Vale desde 2021, incluindo Suprimentos e Energia & Descarbonização.

A escolha de Pimenta está em estrita conformidade com o Estatuto Social da Vale e demais regulamentos corporativos.

No comunicado oficial, ele reafirmou seu compromisso com a segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente, além de intensificar o diálogo com todos os stakeholders. “Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos”, destacou.

A ACIP celebra a chegada de Gustavo Pimenta à presidência da Vale, reconhecendo a importância dessa transição para o fortalecimento contínuo da empresa, que é uma das maiores impulsionadoras do desenvolvimento econômico na região de Carajás. A nomeação sinaliza um futuro promissor, com foco em práticas de governança robustas e em uma gestão comprometida com a sustentabilidade e a excelência operacional.