Mudando Destinos: A ACIP, através de seus associados, promoverá a reinserção de egressos do sistema penal no mercado de trabalho por meio de programas de capacitação.

O Presídio de Parauapebas está se destacando como um exemplo de reinserção e ressocialização social, através de uma abordagem educacional e profissionalizante inovadora. Com foco na formação educacional, o presídio oferece ensino regular e personalizado no módulo EJA (Educação para Jovens e Adultos), além de uma variedade de cursos profissionalizantes em parceria com políticas públicas, empresas e entidades privadas.

Recentemente, a Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP) tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, visitando a Unidade Penal junto à sua diretoria e conduzindo estudos de caso para implementar cursos profissionalizantes em parceria com empresas e empresários associados.

Entre os cursos oferecidos estão soldador, refrigeração, computação, mecânica, e outros, proporcionando aos detentos habilidades práticas e perspectivas reais de reinserção no mercado de trabalho.

Um dos pontos mais importantes desse esforço é o atendimento aos egressos, conforme previsto na Lei de Execução Penal. Os egressos são pessoas que já cumpriram suas penas e agora enfrentam o desafio de reconstruir suas vidas fora do sistema prisional. Para eles, uma “oportunidade de emprego” pode representar o primeiro passo para uma reintegração bem-sucedida na sociedade.

Um marco notável para Parauapebas foi alcançado quando os detentos obtiveram a maior nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Estado, com pontuações acima de 900 pontos. Essa conquista não apenas demonstra o potencial e a dedicação dos indivíduos em reabilitação, mas também destaca o compromisso das autoridades locais, organizações e empresas em promover a educação e a inclusão social.

A ACIP será uma ponte para a reinserção no mercado de trabalho através dos seus associados, que juntos irão comprovar o impacto positivo dessas iniciativas na comunidade e além.

O Presídio de Parauapebas é um exemplo inspirador de como a educação e o apoio podem transformar vidas e criar oportunidades para um futuro melhor.