Horizonte Minerals Encerra Definitivamente o Projeto Araguaia Níquel devido a Dificuldades Financeiras

A Horizonte Minerals anunciou a paralisação definitiva do Projeto Araguaia Níquel em Conceição do Araguaia, no Sul do Pará, após não conseguir reestruturar suas dívidas. O comunicado, publicado em inglês em 15 de abril no site da empresa no Reino Unido, informa que a empresa buscará soluções legais para liquidar as dívidas, incluindo a possibilidade de venda da operação, mas não garante a recuperação de valores para os acionistas.

“A Horizonte Minerals anuncia que, após um período de discussões para reestruturar a dívida do grupo em conjunto com a busca de uma solução totalmente financiada para seu Projeto Araguaia Níquel, e envolvendo ativamente investidores existentes e novos potenciais, a empresa não conseguiu garantir interesse no financiamento total necessário para concluir o projeto ou em um grupo que adquirisse o projeto. Na ausência de uma solução de financiamento, a Horizonte deve agora considerar opções alternativas para suas subsidiárias no interesse dos seus credores garantidos, que podem incluir a obtenção de financiamento a nível da subsidiária, a venda do projeto enquanto estiver em cuidados e manutenção, a liquidação dos ativos do projeto, ou outras opções disponíveis sob as leis brasileiras. A empresa não acredita, entretanto, que qualquer uma dessas opções possa recuperar qualquer valor para os acionistas da companhia”, diz o comunicado da mineradora.

A paralisação teve início em novembro de 2023 e foi alvo de desinformação envolvendo o governo Lula, desmentido pela própria empresa.

A Horizonte Minerals não chegou a explicar qual seria o destino dos cerca de 3 mil funcionários envolvidos no projeto Araguaia Níquel.

Na época, a empresa tentava acalmar ânimos e evitar falar em demissões, embora os trabalhadores já relataram desmonte de estruturas e demissões em andamento.

Até 10 de novembro de 2023, o projeto Araguaia Níquel contava com recursos totais de liquidez de US$ 169 milhões. Desses, US$ 131 milhões não foram sacados da linha de dívida sênior da empresa, que exigia uma nova injeção de capital para ser acessada. Em caixa, a empresa possuía US$ 38 milhões em capital de giro, suficientes até meados de dezembro. Em 10 de abril de 2024, a companhia informou que possui um saldo de caixa de US$ 16,2 milhões, excluindo o caixa segregado para o desenvolvimento do Projeto Vermelho.

Karim Nasr, CEO interino da Horizonte, lamentou o resultado, citando a dinâmica desfavorável do mercado de Ferro-Níquel como fator para a falta de interesse dos investidores.