Gestão de Cobrança: como a era digital impulsiona a recuperação de dívidas

No mundo dos negócios, a gestão de cobranças desempenha um papel crucial no crescimento e na sustentabilidade de uma empresa. Com a evolução do mercado, os gestores estão constantemente em busca de formas inovadoras para otimizar seus processos.

Quais são os diferentes tipos de cobrança?

Existem várias abordagens que as empresas utilizam para garantir o pagamento de dívidas por parte de seus clientes.

Antes da era digital, os métodos de cobrança mais comuns baseavam-se em abordagens manuais e presenciais, como cobranças pessoais, por telefone e por correspondências escritas.

Esses métodos apresentam diversos riscos e deficiências, como falta de eficiência, dificuldade no gerenciamento e acompanhamento do processo de cobrança e a possibilidade de erros humanos.

Além disso, esses modelos podem levar à insatisfação dos clientes devido à abordagem invasiva e ao constrangimento causado por alguns métodos, como a cobrança pessoal. Isso limita a eficácia do processo de recuperação de dívidas devido a:

• Maior custo operacional;
  • Baixa eficiência;
  • Dificuldade no rastreamento e gerenciamento de dívidas;
  • Relacionamento deficitário com o cliente;
  • Erros humanos.

No entanto, com o avanço da tecnologia, surgiram novos tipos de cobrança, e os gestores precisam se adaptar a essa nova realidade para aproveitar os benefícios que essa nova forma de gestão oferece. Vamos explorar esses tipos mais adiante!

Quais são os novos tipos de cobrança?

No atual cenário econômico, é essencial que os gestores compreendam os diferentes tipos de cobrança disponíveis e adotem novas estratégias.

A nova era da cobrança concentra-se na digitalização e automação dos processos. Isso inclui o uso de plataformas e ferramentas online para facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente, bem como o aproveitamento de dados inteligentes para otimizar as estratégias de cobrança e aumentar a taxa de recuperação de dívidas.

Alguns desses novos tipos de cobrança incluem:

Cobrança Digital: Isso envolve o uso de plataformas online, aplicativos móveis e canais de comunicação eletrônica para enviar lembretes de pagamento, notificações de vencimento e facilitar a quitação de dívidas. A cobrança digital agiliza o processo, tornando-o mais conveniente para os clientes e reduzindo os custos operacionais das empresas.

Cobrança Automatizada: Com o uso de sistemas automatizados, as empresas podem programar lembretes de pagamento, enviar mensagens automáticas, gerenciar prazos e realizar tarefas repetitivas de forma eficiente. Isso reduz erros humanos, melhora a produtividade e garante que nenhuma dívida seja negligenciada.

Uso de Dados Positivos e Analytics: Essas ferramentas permitem uma análise mais profunda do comportamento do cliente, identificando padrões, tendências e perfis de risco. Com base nessas informações, as empresas podem personalizar abordagens de cobrança, direcionando recursos para os métodos mais eficazes e adaptando as estratégias de acordo com o perfil de cada cliente.

Cobrança Personalizada e Proativa: Em vez de adotar abordagens genéricas, as empresas estão investindo em cobranças personalizadas e proativas. Isso envolve entender as preferências do cliente, oferecer opções de pagamento flexíveis, fornecer suporte e assistência personalizada durante o processo de cobrança. Ao se concentrar no relacionamento com o cliente, as empresas podem criar um ambiente favorável à quitação das dívidas, aumentando a eficácia da recuperação.

Serasa como ferramenta auxiliar na gestão de cobrança

Através do acesso à plataforma Serasa, as empresas podem realizar consultas que fornecem informações valiosas sobre o histórico de crédito de clientes, análises do perfil do devedor, alertas e notificações sobre mudanças no status de crédito, além de serviços de recuperação de dívidas. Essas ferramentas e recursos permitem que as empresas aprimorem suas estratégias de cobrança, reduzam os riscos de inadimplência e tomem decisões mais informadas para otimizar seus processos de recuperação de dívidas.

Uma vantagem que associados ACIP têm, é poder realizar consultas por CPF ou CNPJ a partir de R$12,00.

Esses novos tipos de cobrança estão revolucionando a forma como as empresas lidam com a recuperação de dívidas, tornando o processo mais eficiente, conveniente e adaptado às expectativas dos clientes. Ao adotar essas abordagens inovadoras, as empresas podem melhorar sua taxa de recuperação de dívidas e fortalecer seu relacionamento com os clientes