Decisão Judicial Suspende Operação da Mina Onça Puma: ACIP Manifesta Preocupação

A Associação Industrial e Comercial de Parauapebas (ACIP) manifesta sua extrema preocupação diante da recente decisão judicial que determinou a suspensão da licença de operação da mina Onça Puma, da empresa Vale. Emitido pelo Desembargador Mairton Marques Carneiro, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), o veredicto levanta questões cruciais sobre os impactos sociais e econômicos na região.

Em um ofício recebido pela ACIP, a Vale expressou sua determinação em buscar reverter essa decisão nas instâncias competentes, ressaltando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social da região. A suspensão das atividades na mina, segundo a empresa, tende a acarretar prejuízos significativos não apenas para a comunidade local, mas também para regiões circunvizinhas.

“A ACIP repudia veementemente essa medida que coloca em risco a estabilidade econômica e social de nossa região”, afirmou o presidente da associação em comunicado à imprensa. “Estamos profundamente preocupados com os impactos que essa suspensão pode causar, não apenas para as empresas locais, mas também para toda a comunidade de Parauapebas.”

A operação da unidade de produção de ferroníquel, Onça Puma, é de vital importância para a economia local, gerando atualmente 1.900 empregos diretos em Ourilândia do Norte e Tucumã. Além disso, mantém 76 contratos ativos que abrangem aproximadamente 2.000 pessoas contratadas. Essas oportunidades de trabalho não apenas sustentam famílias, mas também impulsionam o crescimento econômico da região.

A ACIP reconhece a relevância das atividades da Vale para a comunidade, destacando os significativos investimentos da empresa em saúde, educação e desenvolvimento sustentável. A suspensão das operações pode comprometer não apenas os avanços sociais alcançados até o momento, mas também a economia regional como um todo.

Diante desse cenário, a ACIP se coloca à disposição para discutir detalhadamente o assunto e colaborar com informações adicionais, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local.

Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa questão e seguiremos empenhados em defender os interesses da nossa região.