AENA assume administração do aeroporto de Carajás. ACIP se reúne com responsáveis pela transição.

No último dia 23, a Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP) desempenhou um papel central ao sediar uma reunião estratégica com os representantes da AENA, a empresa designada para assumir a administração do Aeroporto de Carajás. Essa reunião não apenas enfatizou a importância desse marco na infraestrutura local, mas também demonstrou o comprometimento da ACIP em colaborar ativamente para garantir uma transição suave e benéfica para a comunidade.

O vice-prefeito de Parauapebas, João Verdurão, enriqueceu as discussões com sua presença, destacando a relevância que a administração municipal atribui a essa mudança. A participação ativa das autoridades locais nesse diálogo ressalta a abordagem colaborativa necessária para impulsionar o progresso da cidade.

A Aena, renomada como a maior operadora aeroportuária do país, assumiu a gestão do Aeroporto de Carajás nesta na sexta-feira (24). A empresa também está comprometida com a segurança, introduzindo medidas como áreas de segurança de final de pista, um PAPI na cabeceira 28 e um novo pátio para a aviação geral. O anteprojeto das melhorias será entregue à Anac até dezembro, e as obras têm previsão de início no segundo semestre de 2024, com conclusão estimada em 2026.

Além do Aeroporto de Carajás, a Aena, vencedora da sétima rodada de concessões, assumirá os aeroportos de Santarém e Altamira nos dias 27 e 30 de novembro, respectivamente. Com investimentos expressivos e um histórico sólido, a Aena promete transformar não apenas a infraestrutura do aeroporto, mas também o cenário aéreo local.

A concessionária, que já opera em diversos aeroportos no Brasil, demonstra seu compromisso com a modernização e aprimoramento da experiência do passageiro. Ao final do processo da nova rodada, a Aena terá uma presença significativa em nove estados do país, gerindo 17 equipamentos responsáveis por aproximadamente 20% do tráfego aéreo nacional. Com um extenso histórico internacional, a Aena é uma força impulsionadora no setor aeroportuário, trazendo inovação e qualidade para o Brasil.

O compromisso mútuo de ambas as partes evidencia a visão compartilhada de crescimento e prosperidade para Parauapebas. Ao consolidar essa parceria estratégica, a ACIP reforça seu papel como uma entidade proativa na promoção do desenvolvimento local, alinhada com as aspirações da comunidade para um futuro mais dinâmico e próspero.

Fonte: https://www.aenabrasil.com.br/pt/corporativo/sobre-nos.html