ACIP se reúne com a Circlua e discutem investimentos em Parauapebas

Nesta quinta-feira, 27 de março, a diretoria da ACIP reuniu-se com a empresa Circlua, representada por Daniel Argento, responsável pelas relações institucionais, juntamente com o Presidente da Faciapa, o secretário de desenvolvimento e a Fiepa, para discutir os investimentos que a empresa fará na cidade de Parauapebas.

Atualmente, o projeto encontra-se na fase de desenvolvimento de engenharia da planta e no processo de licenciamento ambiental. A expectativa é de que ainda em 2025 seja concedida a licença ambiental, para implantação do projeto.

Segundo a expectativa da empresa, a previsão é que as obras tenham início no primeiro trimestre de 2026 e que as operações comecem no primeiro trimestre de 2028. Diferentemente de uma fábrica de cimento como foi anunciado pela mídia, a Circlua atuará na fabricação de matéria prima para a produção de cimento promovendo reaproveitamento de materiais não utilizados hoje no processo de mineração. Esse processo reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. A iniciativa busca reduzir as emissões de CO₂ ao substituir matérias-primas tradicionais.

A empresa já adquiriu a propriedade onde tem a expectativa de instalação da planta, localizada na região de Palmares Sul, em Parauapebas.
O investimento promete impulsionar a economia local e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

A Circlua também se colocou à disposição da ACIP, após a obtenção das licenças, pretende se reunir com os associados para realizar prospecções de fornecedores. Essa iniciativa fortalece o compromisso da ACIP com o desenvolvimento dos fornecedores locais e a geração de novos negócios na região.

veja também