ACIP recebeu Secretário de obras para esclarecimentos sobre o recapeamento asfáltico da cidade de Parauapebas

A Associação Comercial Industrial e Serviços de Parauapebas – ACIP, recebeu na tarde desta terça feira (21/09/2021), na sala de reunião da Diretoria Executiva da ACIP, o Secretário de obras de Parauapebas Wanterlor Bandeira, o adjunto Rodrigo e dois engenheiros que fazem parte da equipe da SEMOB Lucas e André, para prestarem esclarecimentos sobre o material aplicado no recapeamento asfáltico da cidade.

A diretória havia enviado um oficio solicitando a presença do Secretario de Obras para prestar alguns esclarecimentos, pois a entidade havia recebido diversas denúncias a pedido dos empresários de Parauapebas para que a ACIP viesse intervir junto a Administração Pública quanto ao material aplicado no recapeamento asfáltico da cidade, visto que temos detectado a má qualidade do mesmo em várias partes do Município. Recebemos também, denúncias de acidentes ocasionados na entrada da cidade, e em outros locais, com vítimas graves e até fatais, devido a deterioração rápida do asfalto.

Wanterlor, esclareceu que tem ciência dos acidentes, bem como a deterioração rápida do asfalto, segundo ele, o material aplicado é de ótima qualidade, com todos os testes de prova antes, durante e na entrega da obra, informou que há fiscalização, e garantiu que a deterioração não é por causa do material, mas sim do solo. Em alguns trechos a análise técnica apontou problema na base, e que primeiro é necessário fazer-se uma drenagem no solo para garantir a boa qualidade e durabilidade do asfalto.

Quanto ao asfalto na entrada da cidade, hoje (22/09/2021) as obras de recuperação da estrada iniciaram, o trecho ainda estava na garantia. Desta forma a empresa vai executar o serviço sem adicionais aos cofres públicos.

Foi informado ainda que em alguns loteamentos, exemplo da cidade jardim, tem muita umidade no solo, devido ao estreitamento dos rios que passam pelo bairro, e as bocas de lobo mal colocadas pela loteadora. Desta forma, eles decidiram que não adianta só consertar o asfalto, mas sim fazer uma recuperação total das ruas, com drenagem no solo. O projeto é que ainda este ano eles deem inicio as obras no bairro cidade jardim.

A diretoria questionou sobre se ter uma fábrica de asfalto em Parauapebas, Wanterlor informou que até dezembro sai a licitação para implantação da fábrica de asfalto.

Wanterlor informou que nos próximos dois anos a previsão é de gastar mais de R$ 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) com recuperação asfáltica. Informou também que tem 20 obras em andamento na cidade, sendo que destas, 19 são de empresas de Parauapebas e região, e que até dezembro algumas obras serão entregues, e que a secretaria de obras gira em Parauapebas R$ 21.000.000,00 (vinte e um milhões de reais) por mês. Foi falado sobre os projetos que a secretaria de obras vai executar nos próximos anos, bem como o projeto para mudar todas as rotatórias de Parauapebas, para a melhoria do trafego.

Agradecemos ao Secretário Wanterlor pelos os esclarecimentos prestados a diretoria, acreditamos que podemos caminhar juntos em busca de uma Parauapebas melhor, pois juntos somos mais fortes.

Assessoria de comunicação ACIP