A 4 Day Week é uma organização internacional que tem como objetivo incentivar empresas e governos a adotar uma semana de trabalho de quatro dias como padrão. Em parceria com a brasileira Reconnect Happiness at Work, a iniciativa chega ao Brasil em junho deste ano.
No Brasil, a Reconnect Happiness at Work será a responsável por conduzir a iniciativa em empresas interessadas em participar do experimento. A empresa é especializada em soluções de bem-estar no trabalho e já trabalhou com marcas como Ambev, Coca-Cola e Natura.
Nos meses de junho e julho, a Reconnect Happiness at Work irá disponibilizar informações sobre o programa para todas as empresas interessadas em participar no Brasil. Não é necessário atender a requisitos mínimos, como número mínimo de funcionários. Basta preencher um formulário disponível no site https://www.4dayweek.com/contact para obter acesso à mentoria. As empresas podem se inscrever para iniciar o experimento em agosto e serão preparadas para adotar o modelo em setembro. Haverá um custo para participar do estudo, que ainda não foi definido.
O modelo a ser implementado nas empresas participantes será do tipo 100-80-100, com 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Os indicadores avaliados ao final do experimento serão: estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade (turnover).
A metodologia da iniciativa foi elaborada pela Universidade americana Boston College. A instituição é responsável pelas pesquisas antes do início do experimento, bem como pelas análises após três meses da implementação e ao fim do piloto. Com isso, espera-se garantir a precisão dos dados para que as empresas possam decidir se continuarão com a semana de trabalho de quatro dias.
A iniciativa tem dividido opiniões entre especialistas, empresários e trabalhadores. Enquanto alguns argumentam que a redução da jornada de trabalho pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, a produtividade e a felicidade dos trabalhadores, outros acreditam que a medida pode ter um impacto negativo na economia. Eles afirmam que, em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas precisam trabalhar mais para se manterem competitivas.
Apesar das opiniões divergentes, a iniciativa da 4 Day Week tem sido testada em vários países ao redor do mundo, com resultados positivos em muitos casos. Cabe aos empresários, trabalhadores e governos avaliarem os prós e contras da medida e decidirem se ela é adequada para suas necessidades e realidades.
Qual sua opinião? Comente nesta publicação.