Empresários e equipe administrativa do Departamento de Arrecadação de Parauapebas se reúnem na ACIP para falar do aumento do IPTU.

Na tarde desta segunda feira (19) aconteceu, no auditório da ACIP, uma reunião com empresários e equipe administrativa do Departamento de Arrecadação de Parauapebas, para esclarecer algumas dúvidas dos empresários em relação ao IPTU.
Uma empresa foi contratada pela Prefeitura de Parauapebas e realizou levantamento em cada bairro; a pesquisa mostrou o valor venal de cada localidade.
Através do valor venal que trouxe a soma através do metro quadrado de cada imóvel, o que apresenta uma diferença entre os imóveis com finalidade de moradia e comercial, levando assim a uma diferença no valor final do IPTU – o que se mostrou bastante abusivo.

A ACIP e outras instituições estiveram acompanhando esse novo crescimento, e sugeriram em algumas reuniões realizadas com os vereadores do município que essa modificação fosse reavaliada para que o aumento abusivo do IPTU não chegasse à população. A ideia inicial da presidência da ACIP seria a suspensão do pagamento para esse ano; se caso não fosse possível,
que o desconto inicial aumentasse de 50% para 90%.
Segundo o presidente da ACIP, Leonardo Pinheiro, a associação reafirma o compromisso com os comerciantes e associados e informa que toda nota contrária ao trabalho que está sendo realizado através da associação é repreendida:

“Voltamos a afirmar que não concordamos com uma matéria que saiu em um site e reafirmamos que vamos continuar lutando pela nossa classe empresarial. Esse é um compromisso que fizemos com nossos associados.”

Amanhã, 20 de dezembro, na última sessão da Câmara dos Vereadores de 2022, uma modificação apresentada pela ACIP e outras instituições será posta para uma possível votação que atenda os pedidos.